top of page
logo.jpg
  • Redação
  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura

MP perderia a validade se não fosse aprovada pelo Congresso até 9 de julho Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
MP perderia a validade se não fosse aprovada pelo Congresso até 9 de julho Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

BRASÍLIA – O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (2) a Medida Provisória 1292/2025, que amplia a oferta de empréstimos consignados para trabalhadores da iniciativa privada. O governo celebrou a aprovação, destacando o potencial da medida para ampliar o acesso ao crédito com taxas mais baixas e sem impacto fiscal direto.


De acordo com o texto aprovado, os empréstimos poderão ser contratados por meio de plataformas digitais, como os canais de atendimento dos bancos ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Após a solicitação da proposta, as instituições financeiras deverão apresentar ofertas em até 24 horas.


A medida beneficia trabalhadores com carteira assinada sob o regime da CLT, além de empregados domésticos, trabalhadores rurais e diretores não empregados com acesso ao FGTS. Durante a tramitação na comissão especial, foi incluída a extensão do benefício a motoristas e entregadores de aplicativos, ampliando ainda mais o público contemplado.


Apesar do apoio da base governista, parlamentares da oposição manifestaram críticas ao projeto. O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição, classificou a iniciativa como um risco à saúde financeira da população. “Não resolve o problema. O que se faz é ampliar o endividamento com juros abusivos e alto risco de inadimplência”, afirmou.


A MP havia sido editada em março e precisava da aprovação do Congresso até 9 de julho para não perder validade.


Segundo estimativas do Ministério da Fazenda, a medida tem potencial para elevar o volume de crédito disponível aos trabalhadores do setor privado dos atuais R$ 40 bilhões para até R$ 120 bilhões. O ministro Fernando Haddad destacou o impacto positivo da proposta: “Esse programa talvez seja o mais revolucionário no médio prazo. São cerca de 47 milhões de brasileiros que hoje pagam mais de 5% ao mês no crédito pessoal. Com a garantia oferecida, é possível reduzir essas taxas pela metade ou mais”.

Comentários


Senado aprova MP que amplia consignado a trabalhadores do setor privado; medida pode triplicar volume de crédito

Senado aprova MP que amplia consignado a trabalhadores do setor privado; medida pode triplicar volume de crédito

bottom of page