- Redação
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jun.

O tenente da Polícia Militar do Maranhão, Domingos Aurino Ribeiro, venceu na Justiça um processo relacionado à divulgação de notícia falsas que envolvia seu nome e sua atuação na região da Praia de Araoca, no município de Guimarães. O motivo do processo foi a divulgação de uma matéria considerada ofensiva à honra do policial.
No fim de 2024, Domingos Aurino foi vítima de fake news em sites de São Luís que diziam que ele estaria supostamente ameaçando moradores da região da Praia de Araoca, em Guimarães (MA), com despejos forçados, após a construção da estrada de acesso ao local.
A audiência com o blogueiro foi no dia 3 de junho de 2025, no Fórum de Guimarães. As duas partes fizeram um acordo. O blogueiro se comprometeu a:
Publicar uma nota de retratação pedindo desculpas;
Doar dois kimonos de Jiu-Jitsu para projetos sociais — um em Guimarães e outro em São Luís.
O juiz aceitou o acordo e o processo foi encerrado.
Policial negou acusações desde o começo
Domingos Aurino sempre negou as acusações e, assim que soube das notícias falsas, reuniu em 2024 os moradores da comunidade para explicar a verdade.
“Eu sempre vou dialogar com todos os moradores. Ninguém será prejudicado”, disse o tenente.
Domingos Aurino é proprietário de terras nas proximidades da Praia de Araoca e vem realizando investimentos na região. Preocupado com o impacto da desinformação, ele tem buscado manter diálogo com a comunidade local.
Estrada da Araoca
A estrada da MA-305, que liga a sede de Guimarães até a Praia de Araoca, foi inaugurada em janeiro de 2025 pelo governador Carlos Brandão. Foram mais de R$ 16 milhões em investimentos. A estrada tem 19 quilômetros de asfalto, acostamento dos dois lados e sinalização, facilitando a vida de moradores e turistas.
Além de Guimarães, a estrada também ajuda cidades como Bequimão, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Central, Serrano e Apicum-Açu.
Nota de Retratação do blogueiro
"Sobre eventual ofensa à honra do policial militar envolvido, manifestamos nosso respeito à pessoa do referido profissional.
Esclarecemos que a matéria publicada teve como objetivo principal dar voz às preocupações relatadas por moradores da comunidade do Araoca, destacando a necessidade de avanços na regularização fundiária da região, medida fundamental para garantir segurança jurídica e social aos habitantes.
Lamentamos sinceramente qualquer desconforto ou transtorno causado ao policial (autor do presente processo) ou à sua família, e reafirmamos nosso compromisso com uma atuação jornalística ética, pautada pela responsabilidade social e pela promoção de temas relevantes para a coletividade".
Disponível em: Nota de Retratação – Blog do Sidnei Costa









Comentários